Como aprovar Plotter / Heliográfica / Boneco

Depois de enviado o arquivo para a gráfica, ela emite uma plotter colorida para você verificar a montagem das páginas, conferir se o seu conteúdo está correto e se as fotos estão em alta resolução. ( As cores da plotter não serve como referência para impressão, para checar cor é necessário uma prova de cor). Normalmente as fotos em baixa resolução ficam serrilhadas, desta forma é necessário a troca da página.

Também tem que conferir se as imagens com sangria estão passando no mínimo 3 mm a mais da linha de corte. (Isso é muito importante, pois a maioria dos atrasos na produção acontece no acabamento, uma vez que o material está sem sangria e no momento de regular a máquina fica difícil e normalmente acaba aparecendo um filete branco).

Verificar área de mancha, todo conteúdo que não pode ser refilado, deixar no mínimo 3 mm da borda e o ideal 5 mm.

Feita a verificação na plotter, caso haja alteração, riscar a página, marcar o que está sendo alterado e na folha de rosto da plotter fazer a anotação das páginas que estão sendo alteradas e a forma que pretende enviar o arquivo (no CD junto com a plotter, por email, ftp, etc).

Após fazer as alterações, enviar somente as páginas de correções. Não precisa enviar todo arquivo novamente. (Só enviar todo arquivo, caso tenha uma quantidade expressiva de alterações).

A plotter é seu canal de comunicação com a gráfica, se precisar fazer alguma observação sobre uma alteração e algo que queira mencionar, você pode anotar na plotter. Evite fazer acertos verbais, isso pode ser esquecido, lembrando que na gráfica além do seu trabalho, existem inúmeros outros que estão em andamento. Por uma distração ou troca de turno, algo que ficou no verbal, se não for corrigido, pode lhe trazer sérios problemas na produção do seu impresso.

Depois de conferido e aprovado, assinar todos os cadernos, as capas, e as provas enviadas. Não esquecer de assinar, pois a gráfica não tem autorização sua para dar continuidade ao trabalho. Caso esqueça de assinar algum caderno aprovado, é necessário enviar um email autorizando a impressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *